terça-feira, 22 de maio de 2012

MUR/PUR - A HISTÓRIA A NÍVEL ESTADUAL


Em 1996, após ter participado no I ENUCC (Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos), em Belo Horizonte, Antônio Becker (estudante de Relações Públicas) retorna a Maceió com o sonho do Projeto Universidades Renovadas e com uma inquietação para iniciar um GOU, o qual seria uma primeira semente para uma sociedade mais cristã.O inicio deste sonho no Nordeste é marcado por certos empecilhos: inexperiência na evangelização do ambiente universitário, oposição por parte de muitos acadêmicos (inclusive de universitários católicos, os quais optaram por não unir-se ao sonho), o medo de encarar esta novidade, entre outros. Mas a obra de Deus não podia parar, pois Ele tinha pressa.

O primeiro GOU a ser formado foi o "Renova-me", situado na Residência Universitária de Alagoas (órgão federal), local onde residem estudantes provenientes de várias localidades do Estado e de outras partes do Brasil. Vários estudantes, de diversos cursos, puderam experimentar a graça do Batismo no Espírito Santo em suas vidas.

Nessa época, foi criada uma pequena equipe para melhor estruturar os trabalhos em nossa cidade. Nesta equipe havia oração, partilha, discernimento, tomada de decisões e vivência da fraternidade - marca forte dos participantes da secretaria Lucas. A organização desse "núcleo" possibilitou o avanço e a perseverança dessa obra perante as dificuldades que ocorriam.

Neste mesmo ano, realizou-se um encontro de evangelização voltado para universitários, na sede da RCC de Maceió, no qual foi pregado o primeiro anúncio de Cristo. Este encontro denominou-se "KERIGMA". Muitos jovens foram tocados pelo amor de Deus e aderiram ao sonho. Após este encontro, formou-se outro GOU, na área das ciências exatas, no campus da Universidade Federal de Alagoas.

Realizamos em 1997 II KERIGMA, no Cesmac (Faculdade particular), e, mais uma vez, constatamos o quanto nossos jovens acadêmicos necessitam do amor de Cristo. Após este evento, outros GOUs foram fundados. No ano seguinte, em 1998, realizamos o Chama Viva (I EEUCC), na Reitoria da Ufal, visando divulgar o Projeto e solidificá-lo em nível de Alagoas. A pregação ficou por conta da Fabiana Pinheiro, do Estado do Espírito Santo, então integrante da Equipe Nacional, e a espiritualidade foi ministrada pela Comunidade Bom Pastor, de Aracaju.

Estivemos presente em vestibulares, calouradas, encontros de outras secretarias da RCC, em reuniões do Conselho Arquidiocesano, sempre visando a propagação de nossa missão e a unidade com a Igreja.
Fonte: http://www.mauriciojunior.com.br/puralagoas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário