terça-feira, 22 de maio de 2012

PUR/MUR - SUA HISTÓRIA A NÍVEL NACIONAL A PARTIR DO SONHO


O Ministério Universidades Renovadas surgiu de um sonho colocado no coração do estudante de veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fernando Galvani, no momento em que se encontrava em oração no seu quarto olhando um grande quadro da cidade de Jerusalém, pendurado na parede do quarto. Deus lhe deu a passagem bíblica de At 5,28:

“Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome. Não obstante isso, tendes enchido Jerusalém de vossa doutrina!”

O SONHO

Tudo começou em 1992 quando, num momento de oração em seu quarto, Fernando "Mococa" refletia a passagem bíblica de At 5,28, que mostra Jerusalém envolvida pela doutrina cristã, mesmo diante das dificuldades e perseguições que os primeiros cristãos sofriam por meio das autoridades da época. “Nós havíamos proibido expressamente de ensinar em nome de Jesus, mas não obstante tendes enchido Jerusalém com sua doutrina”, dizia a passagem. Neste momento, Fernando teria olhado para o grande quadro de Jerusalém que tinha em seu quarto e visualizado ali sua universidade, renovada por meio da ética e doutrina cristãs, por mais absurdo que aquilo pudesse parecer.
Em 1994, Fernando partilhou deste sonho num seminário chamado "A RCC e a Universidade" durante o Seara, famoso encontro de carnaval realizado anualmente pela RCC de Viçosa (Minas Gerais). Estavam presentes cerca de 50 universitários provenientes principalmente dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, que dali saíram motivados a criar Grupos de Oração Universitários em suas cidades.
Na época já existiam alguns movimentos católicos universitários (Cf. JUC, Pastoral Universitária), e a própria RCC de Viçosa nascera no ambiente universitário, num grupo de oração fundado em 1981 na UFV. Porém, o que inquietava os participantes do seminário de 1994 era o fato de a própria Renovação Carismática Católica ter surgido, em 1967, dentro de uma universidade, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Para eles, aquilo significava um sinal de Deus de que Seu plano para o Movimento Carismático era ainda maior do que o de evocar o batismo do Espírito Santo pelo mundo através de grupos e experiências de oração: era preciso também unir a Fé à Razão.

A FÉ E A RAZÃO

“A e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade”, assegura João Paulo II na introdução da encíclica Fides et Ratio (Fé e Razão), de 1998. O ideal de união entre esses dois conceitos, aparentemente contraditórios para o ideal positivista moderno, já estava, no entanto, presente daqueles participantes do seminário de 1994, movidos pelo sonho de tornar as universidades formadoras de pessoas humanas e não apenas cientistas dependentes da técnica. Buscavam unir uma forte espiritualidade carismática a um espírito crítico e sedento de saber; uma fé amadurecida pelo questionamento, e uma razão conscientizada e alimentada pela fé.

A REALIZAÇÃO

Fundou-se então o Projeto Universidades Renovadas, que posteriormente constituiu-se como um Ministério da RCC do Brasil. Suas células-base são os GOUs, Grupos de Oração Universitários, realizados no curto espaço de tempo dos intervalos das aulas nas faculdades ou cursinhos pré-vestibular, em geral numa sala de aula ou em outro lugar onde consiga-se reunir um grupo para compartilharem da oração e da leitura bíblica.

Nos GOUs e Experiências de Oração realizados pelo país foi surgindo um certo sentimento de amizade, de união, que gerou o ENUCC (Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos), reunião anual dos membros do movimento, que hoje abrange todos os estados do Brasil e alguns países da América Latina.

NOSSA ATUAÇÃO

O público do Ministério Universidades Renovadas hoje abrange toda a comunidade universitária (estudantes, professores e funcionários), pré-universitária e profissional (trabalhadores formados ou não). Tendo como lema "Um Sonho de Amor para o Mundo", o ministério procura levar seus membros, conhecidos como "luquinhas" (devido ao antigo nome da secretaria da RCC da qual faziam parte, a "Secretaria Lucas"), quando universitários, e "profissionais do Reino", quando profissionais, a colaborarem para a renovação tanto da universidade quanto da sociedade, buscando unir uma forte espiritualidade carismática a uma visão modificadora da realidade social. O MUR configura-se como uma proposta católica de união entre mística e ascese, pregando uma evangelização que envolva tanto a vida de oração quanto a vivência da ética dos evangelhos através da atuação profissional.
Atualmente, são desenvolvidos pelo Brasil, além dos GOUs, Retiros Espirituais e Encontros do Ministério, Grupos de Partilha e Perseverança de Profissionais (GPPs), Projetos de Ação Social, Trote Solidário, Acolhida aos Vestibulandos e Calouros, Calouradas Cristãs, Shows católicos, Vigílias e Tardes de louvor, Seminários de Fé e Razão, Mesas temáticas diversas discutindo temas científicos de interesse atual, Acampamentos e eventos gerais de formação, participação em movimentos de Fé e Política, etc. E vários Trabalhos de Pesquisa e Extensão, onde são desenvolvidos projetos para a sociedade que têm atraído o interesse do meio acadêmico.
A estrutura do Ministério engloba, hoje, Equipes (nacional, internacional e estaduais) de Serviço, e Comissões (nacional e estaduais) de Profissionais, encarregadas de orientar e manter a união e identidade do movimento pelo país e pelo mundo. São realizados, anualmente, não somente o Encontro Nacional de Universitários Renovados - ENUR (antigo ENUCC), mas inúmeros encontros regionais, estaduais e diocesanos, além do ENP (Encontro Nacional de Profissionais) e dos EVUCCs (Encontros Virtuais). Possui vários sites na internet (a níveis nacional, estadual e diocesano), e listas de discussão de correio eletrônico específicas (MUR Saúde, MUR Educação, MUR Direito, MUR Psi, etc).
Atualmente, o Ministério Universidades Renovadas do Brasil tem como missões principais o Projeto Amazônia [2] e a luta pela conscientização acerca do aborto.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Minist%C3%A9rio_Universidades_Renovadas 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário